Ministério de Pregação
A pregação é um dom do Espírito Santo de Deus, um carisma através do qual o evangelizador proclama a Palavra de Deus de forma profética e fiel, com unção espiritual, ardor, ousadia, coragem, força e destemor. Os servos deste ministério são os responsáveis pelo GOU propriamente dito, ou seja, pelo desenvolvimento do encontro semanal. Tudo o que for conduzido pelo pregador, seja o kerigma, seja o ensino, sejam as orações, deve estar em absoluta concordância com a Palavra de Deus e o Magistério da Igreja. A Palavra a ser pregada, bem como o rhema (direcionamento), devem ser seguidos pelo pregador de modo que a pregação produza os frutos desejados por Deus e a animação – momento destinado a animação da assembléia, cantos, louvor e outras orações – possa aproximar cada coração do coração de Deus e prepará-los para a escuta da Palavra, a fim de que Ela seja colocada em prática por cada ouvinte, e seja vivenciada não só no momento do grupo, mas também fora dele, em todas a esferas da vida.
A animação propriamente dita pode ser feita, também, pelo Ministério de Música.
Ministério de Intercessão
A palavra intercessor significa “que se coloca entre”, ou seja, o intercessor é aquele que se coloca entre Deus e a Sua criação. Ele é um defensor das causas do Reino. O intercessor é aquele que está de prontidão, que ora a Deus num humilde diálogo de amor em favor de algo ou de alguém. O ministério de intercessão se reúne uma vez por semana num dia distinto do dia do GOU para orar por cada ministério, pelos servos e participantes e pelos pedidos de oração elevando a Deus súplicas e ação de graças e pedindo a cada um a graça da Efusão do Espírito Santo. Nessa reunião, os intercessores também fazem silêncio para escutar o Senhor que fala. É dessa escuta a Deus que pode vir a Passagem Bíblica e o rhema, conferidos por Ele, a serem usados no GOU. Os intercessores passam, então, a Passagem e o rhema ao respectivo pregador e a todos os servos, porque a oração diária pelo GOU é obrigação de cada membro da equipe. No momento do encontro da quinta-feira, o intercessor participa do grupo de modo que esteja sempre orando pelos presentes em seus momentos de oração.
Ministério de Música
O mistério de música tem o papel de levar as pessoas a abrirem o coração a Deus, ao louvor, a Palavra, através da música, por isso o ministro da música deve ter vida de profunda oração, contemplação, adoração, louvor e gratidão a Deus pelo que Ele É e faz, deve ser santo e casto assim como todos os servos o devem. A música é poderosíssima, mexe com o ser humano não só emocionalmente, mas também espiritual e fisicamente, por isso deve ser ministrada com poder, unção e autoridade de Deus. Ela é fonte de cura.
Todos, mas de forma particular os músicos, devem selecionar com cuidado, sensatez e discernimento aquilo que ouvem para não cair em desânimo, pecado e contra-testemunho. Deve haver unidade entre aquilo que o músico canta e toca e aquilo que ele vive e deseja viver. Por isso sua vida deve testemunhar Cristo Vivo. Aleluia! O músico deve sempre consagrar e oferecer a Deus seu coração, dom, voz, mãos, instrumentos, acordes e tudo mais.
No GOU, esse ministério atua em muita sintonia com o pregador do dia que escolhe as canções mediante a oração, devendo ser coerente com a Palavra e o rhema. Essas podem ser modificadas através do diálogo e da oração, caso os músicos sintam outra(s) música(s) para o encontro. As músicas devem ser passadas para o ministério com antecedência, para dar tempo de conhecê-las caso sejam desconhecidas e para organizar tudo para o dia do ensaio. No ensaio, os músicos devem fazer a oração inicial e orar com cada música. Devem sempre pedir a intercessão de Nossa Senhora e consagrar tudo a Ela. Depois decidem o tom, se terá ou não introdução, quem cantará uma música, quem cantará outra, se todos cantarão juntos, etc. Tudo deve ser inspirado pelo Espírito Santo. Esse ensaio acontece em horário diferente do horário acadêmico. Num outro dia, depois do ensaio e antes do GOU, os músicos que ensaiaram se reúnem com os músicos das outras cidades no horário do intervalo das aulas, para ensaiarem com eles. Nas quintas-feiras os músicos devem, um pouco antes do início do grupo e podendo contar com a ajuda dos outros servos, montar os pedestais, organizar os microfones e a caixa de som e afinar os instrumentos para o GOU começar de forma organizada sem que ninguém precise recorrer a improvisos.
Ministério de Comunicação Social
Esse ministério tem o objetivo de dinamizar, organizar e efetivar a evangelização através dos meios de comunicação: rádio, televisão, jornais, revistas, internet, etc. Também é responsável pelo trabalho de marketing e divulgação do grupo e demais ministérios. No GOU temos este blog que está em constante atualização para uma evangelização mais eficaz e também cartazes e panfletos de divulgação do grupo. São feitas reuniões, sempre que necessário, para que o grupo avance para águas mais profundas, seja conhecido e o nome Jesus seja anunciado.
Esse ministério é responsável, também, pela acolhida dos participantes. “Acolher” significa “admitir em sua casa ou companhia, receber bem, hospedar, amparar no sentido de prestar auxílio e sustentar na queda, preservar, apoiar”. Acolher é um trabalho interminável e muito dinâmico. Exige persistência, perseverança e criatividade. A equipe de acolhida deve, a cada reunião, estar às portas para acolher com entusiasmo os participantes que chegam a fim de que experimentem o amor de Deus desde a entrada através de um abraço, um aperto de mão, uma palavra, um gesto carinhoso e amoroso.
No GOU essa equipe divide entre si as lembrancinhas feitas pelos servos mediante uma escala proposta por este ministério e se coloca à porta acolhendo cada pessoa que chega, proporcionando-lhes aconchego e amor. Ao final do encontro, a mesma equipe já posicionada em lugares favoráveis, se despede de cada um desejando-lhes a Paz de Jesus, uma ótima semana... e entregando-lhes as lembrancinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário