O GOU (Grupo de Oração Universitário) está inserido no Ministério Universidades Renovadas (MUR) que pertence a uma organização nacional da Renovação Carismática Católica (RCC) que possui entre os muitos objetivos, evangelizar o meio universitário, acreditando ser possível conciliar fé e razão, formando profissionais renovados que exerçam suas funções à luz do Evangelho, sempre trabalhando ligados aos princípios da Igreja Católica.

O GOU Celebrai acontece toda quinta-feira, a partir da 21h00 no D.A. (Diretório Acadêmico) da FAI (Campus II). São 15 minutinhos de muita oração e louvor, na presença de Deus, que com certeza podem mudar sua vida! PARTICIPEM CONOSCO!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Carta de encerramento de 2010 e testemunhal

Irmãos, eu, Rafael, escrevi essa carta para a equipe do GOU Celebrai e a li na última reunião que tivemos, poucos minutos antes da confraternização que encerraria as atividades do ano de 2010.
É uma carta de partilha, onde eu pude expressar o meu amor e gratidão a cada um e, é também, uma carta testemunhal onde falo brevemente sobre as graças vividas durante todo o ano. Me ative mais no Ruah e Experiência de Oração Universitária, porque foi o que nos marcou mais profundamente.
Decidi postar esta carta e partilhá-la com todos vocês que participam ou já participaram do GOU Celebrai, ou simplismente acessam o blog, mas que de alguma forma estiveram presente nessa história comigo. Dedico também a vocês essa carta, afinal, somos uma grande família porque vocês também a integram. Obrigado por tudo!
.
A Paz meus queridos,
Que alegria poder ter essa oportunidade de escrever a vocês que formam a equipe do meu coração, a equipe do GOU Celebrai 2010! Equipe com a qual dividi daquilo que era meu, vocês que eu não medi esforços para amar, para defender. Vocês são aqueles por quem eu lutei, por quem eu rezei, por quem eu me doei. Vocês são aqueles com quem eu reparti e dividi, e assim somei e multipliquei. Eu os instruí e os ensinei e com vocês aprendi. Aprendi a amar, aprendi a perdoar, aprendi a dar a vida por cada um se preciso fosse. Aprendemos juntos a sonhar, e que sonho lindo sonhamos nós! Com vocês eu aprendi que se eu estava à frente eu deveria estar pronto caso vocês precisassem. Eu aprendi com vocês que amizade se constrói e que nenhum homem pode viver sem amigo! E descobri que vocês são amigos pra vida toda. E posso testemunhar a vocês que em vocês eu vi uma família. E, como em toda família, de vez em quando temos nossas diferenças, mas o amor e o perdão venceram sempre! Descobri esse ano no GOU que com Deus sou capaz de vencer meus limites, sou capaz de vencer meus pecados, sou capaz de vencer meus medos, sou capaz de sonhar e com Deus realizar o sonho mais lindo que Ele sonhou! Sem medo de errar posso dizer de boca e coração cheios: EU AMO INFINITAMENTE VOCÊS! EU ACREDITO EM VOCÊS! EU TENHO ORGULHO DE VOCÊS!
Relembrando toda a história desde quando assumi a coordenação, eu só tenho motivos para louvar a Deus e agradecer a vocês, porque algo muito lindo e forte foi edificado, e batalhamos JUNTOS!
Eu assumi a coordenação num período pelo qual eu estava passando por INÚMERAS dificuldades, eu estava em cacos, sem encontar soluções, mas aceitei porque o GOU estava sendo o "pretexto" de Deus para que eu permancesse em Seu caminho. O GOU me fazia ver o tamanho do meu amor por Deus! E com muita alegria e vontade assumi a coordenação. Deus queria e eu também. Não pensem que as provações acabaram porque eu estava à frente... Mas por causa da minha história no MUR eu permiti Deus prevalecer sobre tudo o que me assolava e hoje com a graça de Deus estou experimentando a vitória dia após dia!
Mas voltando ao início, assumi com vontade porque ser um Luquinha e um Profissional do Reino, ser do GOU, ser MUR, é algo que está encravado em mim! Eu amo e acredito nessa missão e nesse sonho!
Nunca havíamos saído da nossa realidade de GOU e reunião de núcleo de serviço, até que durante uma madrugada quando eu fuçava no site do PUR, Deus me impulsionava a ler sobre o que era o Projeto Ruah que já havia acontecido, Deus me inquietava até que eu comecei a ler e ver um vídeo. Foi aí que entendi o que era, e achei algo tão lindo e tão forte que eu chorava feito uma criança, chorava, chorava e chorava. Naquele momento fui batizado no Espírito Santo. A minha alma e coração missionários que talvez estivessem meio que adormecidos, gritavam dentro de mim, pra ser sincero a missão fazia escândalo dentro de mim. Tive a certeza: FAREMOS NOSSO PRIMEIRO RUAH! Uma frase marcou demais minha vida naquele momento: "Se eu não semear, o Espírito Santo não terá o que fecundar". Ver tantos jovens corajosos e ousados era um sinal. Antes de iniciarmos o GOU, em nossa primeira reunião, a Palavra que o Senhor nos deu como direcionamento para esse ano foi: "Ouvi, saiu o semeador a semear." (Mc 3, 4). E naquele momento tudo se confirmava: Precisávamos semear, caso contrário o Espírito Santo não teria o que fecundar.
Assim, lançamos as sementes. Semeávamos no GOU, nas divulgações, ensaiávamos com empenho (e diga-se de passagem, o amor vence tudo, vence horário porque ensaiamos até de madrugada), a intercessão sempre feita com amor, as reuniões gerais ou de ministérios sempre que preciso, o SIM de todos, nossas formações (simples, mas cheias de amor), nossas comemorações, nossas lágrimas e nossos risos, os retiros que participávamos ou trabalhávamos... De fato, estávamos espalhando! Lançando e espalhando as boas sementes! Chegou, enfim, o momento de preparar o tão sonhado Ruah, que contou com a colaboração de outros servos de fora do GOU. E lá vai reunião de preparação, Formação para o Ruah, orações... E enfim chegou a semana. Logo no primeiro dia, a dificuldade depois de certo momento foi grande, afinal, o inimigo estava furioso pois Deus estava cumprindo Suas Promessas feitas na Formação: Águas podres e imundas sairiam dos corredores, viria água pura lavando e purificando nossa faculdade (as pessoas) de suas imundices, era Água Viva que vinha. E assim batalhamos durante toda a semana. As vezes nem nos demos conta e nem percebemos que Deus salvou almas naquelas missões, mas salvou! Vidas foram restauradas, testemunhos maravilhosos! Pessoas que a partir daquela semana passaram a frequentar o GOU. Vencemos os nossos limites, saímos com a Bíblia abordando as pessoas, pregando e rezando com elas, saímos tocando e cantando pelos corredores, pois "é tempo de louvar a Deus" e mostrar que "o nosso General é Cristo" e "seguimos os seus passos". Dessa forma os inimigos não resistiam ao poder de Deus. Foi vencida a vergonha e o medo. Teve pregação feita em cima de banco na entrada de um bloco da faculdade: A voz que não saia e o barulho que não cessava converteram-se em autoridade divina e uma multidão prestando atenção e vivendo o amor de Deus e o batismo no Espírito Santo. Jovens que começaram rindo, tiraram os bonés para traçar o Sinal da Cruz ao final. Deus prevaleceu! Evangelizamos o Campus I também, não só o II: Pregação com caixa de som no gramado, enquanto isso os jovens missionários buscavam os alunos na padaria pra participarem e, logo, outros e outros se ajuntavam. Deus batizava o Seu povo. Que lindo todos louvando e cantando juntos! Na quinta foi o encerramento das missões com o GOU especial no D.A. Durante essa semana rezamos e divulgamos a Experiência de Oração Universitária que finalizaria a Semana Missionária. Numa das orações o Senhor revelava-nos que Sua graça era verdadeiramente derramada e Ele nos relembrava das Promessas da Formação. E com autoridade cantávamos que a "Sua presença reinará sobre todo imprério, Sua presença reinará, governará sobre todos os principados". E Deus também colocou em nós a tranquilidade de que independente de quantas pessoas teriam no Retiro, a graça aconteceria. Deus tranformaria PROFUNDAMENTE a vida de quem fosse. E assim aconteceu! Na sexta-feira a noite fomos à faculdade buscar quem estava lá e também recebemos os participantes no local. Foi o início da nossa primeira Experiência de Oração Universitária. Começamos com a Santa Missa e estávamos tristes ao ver poucas pessoas. Deus, contudo, nos fez olhar com o Seu olhar e não com o nosso olhar: Terreno e humano. Pudemos então, ouvir o que Deus nos dizia: Não éramos poucos, mas o suficiente! E a frase de Santa Catarina de Senna nos inspirou: "Se fordes o que deveis ser, incendiareis o mundo."
Sexta foi uma bênção! Acordamos no sábado e durante a manhã teve a Santa Missa onde o Padre Wilson foi um profeta. Por inspiração do Espírito, durante a homilia ele falou a história que vivemos e e até Palavras bíblicas e moções que Deus já nos havia dado. Foi um momento de muita unção, graça espiritual, um momento profético que arrancou lágrimas dos olhos de muitos. Chorávamos pra valer e a vontade que tínhamos era de adorar profundamente a Deus. A equipe de intercessão do Retiro, logo pela manhã, partilhou conosco a Palavra do Senhor que dizia para substituirmos as vestes de luto por vestes de alegria. Era a certeza de que o Senhor estava transformando a vida de todos. Tivemos pessoas que se confessaram e a graça continuava. A tarde mais pregações, dinâmicas e efusão do Espírito Santo.
Na hora do banho, enquanto preparávamos o local para a adoração ao Santíssimo, a Jaqueline (participante) se deu conta de que sua bolsa havia sumido. Fomos tentar resolver. Foi onde em missão, o inimigo preparou uma cilada na qual caímos e eu fui espancado tendo duas fraturas no maxilar. Tive que provar meu amor e fidelidade por Deus, meus irmãos. Até então, eu só havia pregado sobre amar a Deus sobre todas as coisas, sobre sofrer os perigos de ser cristão. Eu só conhecia essas perseguições na teoria. Experimentei na prática . Não voltei mais para o Retiro, ao contrário, fui para a Santa Casa com necessidade de passar por cirurgia. O inimigo tentou calar a minha voz, eu que preparava a minha pregação sobre comunidade para o domingo. Todos voltaram para o local do Retiro e eu sei que vocês e todos que estavam lá, todos os que estavam em missão ou participando, sei que choraram, rezaram por mim e sofreram comigo. Passamos juntos. Vocês viveram a comunidade. O encontro acabou mais cedo e vocês se colocaram de prontidão entre eu e Deus, assim como minha família, essa cidade e muitos outros que eu nem conheço.
Irmãos, aonde está Deus nisso tudo que aconteceu comigo? Está em tudo o que aconteceu para que eu estivesse vivo. Deus mudou minha sorte. Humanamente falando, não era para eu sair daquela situação com vida, mas o Senhor salva a vida dos seus filhos. Salvou a minha, pôs anjos em meu caminho.
Graças a Deus perseverei e estou aqui procamando que "viver pra mim é Cristo, morrer pra mim é ganho" e que "não há outra questão, quando se é cristão não se para de lutar", que "triunfarei sobre o mal..." Proclamando "que não estou só nessa batalha entre o bem e o mal", que ter o Senhor "é a maior diferença em mim". Que "se os bons combates eu não combater, minha coroa não conquistarei", que "se minha carreira eu não completar, de que vale a minha fé tanto guardar?" E que "se perseguido aqui eu não for, sinceramnte um cristão não sou". Fiz a experiência de sobreviver, e por virtude dAquele que me amou primeiro. E sei que as provações de hoje não tem proporção com a glória futura. Vesti a camisa quando eu disse o meu SIM a Deus e disse que eu lutaria por essa missão e por Seus filhos. Eu não pude voltar atrás e digo: Vale a pena assumir com amor a missão de colaborar com Deus na salvação dos homens. Não desistam, meus amigos, porque virão provações sim, talvez até martírios, mas é preciso combater o bom combate. É preciso guardar a fé. Não desanimem nunca, eu acredito em vocês! Vocês vão longe não somente porque eu acredito em vocês mas, porque mais que eu, DEUS ACREDITA EM VOCÊS! Só peço uma coisa depois de tudo o que eu vivi e como aquele que esteve à frente na missão com vocês: NÃO DESISTAM! Não direi que não terão problemas, pelo contrário, direi que muitas contrariedades se levantarão contra vocês, mas CORAGEM! Jesus venceu por nós. Combatam o bom combate, completem a corrida, guardem a fé, porque assim a coroa da vitória é certa e garantida. Quanto a mim, estarei sempre presente na vida de vocês e vocês na minha. Não somos apenas conhecidos, somos amigos e irmãos. Deus nos colocou na mesma história e vivemos intensamente essa história JUNTOS. Portanto, ainda que nossos caminhos tomem rumos completamente opostos, completamente distantes, ainda assim nos veremos, nos faleremos e continuaremos juntos a escrever nossa história de amizade e participaremos para sempre desse sonho de amor para o mundo, juntos. Já sinto saudades de vocês, sempre que estamos longe bate aquela saudade. Na verdade, "a saudade é um lugar que só chega quem amou". Se vem a saudade é porque vive o amor, e muito amor! É porque nos amamos!
E o GOU? Avançando sempre para águas mais profundas. Pela primeira vez o GOU Celebrai marcou presença no ENUR, vieram mais formações, participamos da Experiência de Oração Universitária em Marília que nos abriu as portas para o novo neste ano e trouxe muita unidade, vieram mais idéias de evangelização e propagação do nome do Senhor, mais loucuras e ano que vem tem mais... Sempre pra frente, sempre avante. Comemoramos os 10 anos do GOU neste ano, com a certeza de que o maior presente que recebemos foi a colheita farta depois de semearmos com amor e abundantemente. Deus é fiel!
E não posso esquecer de dizer que para mim o MUR, de forma especial no nosso GOU, foi o grande motivo! Foi a perseverança, foi viver na RCC, na doutrina da Igreja Católica. Foi força imensurável na faculdade. E dizer que vocês são demais. VOCÊS SÃO DEMAIS! Vocês são maravilhosos. Eu amo vocês! Perdoem-me pelas tantas vezes que eu errei e não fui aquilo que eu deveria ter sido. Nunca quis magoar nenhum de vocês.
Juntos somos as marcas. Marcas de vitória nesse mundo, marcas de vitória nesse GOU, marcas de vitória na história das nossas vidas. Queria escrever bem mais o quanto os amo, mas amor não se mede somente em palavras... Estamos juntos pra sempre.
Com muito amor,
.
Rafael.
GOU Celebrai (FAI-Adamantina) - coordenação 2010
Ministério Universidades Renovadas
Renovação carismática Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário